Esta política tem como propósito, regulamentar as regras para analisar os Conhecimentos de Transporte Eletrônicos (CTE) com divergência de valores, em quais momentos serão analisados, e o processo a seguir a partir de então.
Boas práticas para evitar e amenizar cobranças indevidas de frete
Seguir as orientações de cadastros de produto, conforme artigos:
- Dimensões no cadastro do produto;
- Configuração de Volumes | Campo Volume no Cadastro de Produto | SKU x Dimensões;
Ambos artigos acima, detalham o processo de cadastro de produto, trazendo as melhores orientações e práticas, para preencher os campos de dimensão (altura x largura x comprimento) e peso. Com tais campos preenchidos, o sistema fará o cálculo de cubagem, e este resultado, será considerado para o valor do frete cobrado. Portanto, preenchimentos incorretos nestes campos, resultarão em cobranças indevidas.
É orientado também, em quais casos se deve cadastrar o produto com mais de 1 volume (poderá otimizar o cálculo de frete).
Seguindo os artigos acima, as cobranças de frete serão mais assertivas, e possivelmente mais competitivas, favorecendo o processo de vendas.
Detalhamento do processo de Análises de CTEs
- O cliente Magazord, precisa apresentar todas DACTEs/CTEs que requer análise. Caso a transportadora não tenha feito o envio, é necessário solicitar a emitente da cobrança este documento;
- Caso toda a cobrança tenha divergências, a Magazord irá analisar CTEs por amostragem, para identificar se o problema está relacionado com a tabela configurada na transportadora ou cadastro de produtos;
- É necessário que seja aberto a análise via Ticket no sistema de atendimento da Magazord - Abrir Ticket;
- O Conhecimento de Transporte Eletrônico, será analisado, em comparação com o valor de cotação, e não com o valor cobrado no site (este valor pode ter influência de regras de frete);
- Apenas serão analisados CTEs, cujo prazo de emissão seja inferior a 45 dias a data atual de solicitação de análise.
- Uma vez feita a análise, será retornado no ticket de abertura para o cliente solicitante, com os próximos passos a seguir, sendo:
- Caso a diferença for por peso, será necessário o cliente verificar seu cadastro de produtos, se está condizente com a realidade, e seguindo as boas práticas, conforme artigos acima;
- Caso a diferença for na tabela de fretes, a Magazord, entrará em contato com a transportadora correspondente, via e-mail, com o cliente solicitante em cópia, solicitando uma revisão;
- Não há um prazo definido para a transportadora retornar a análise, tendo em vista os processos individuais de cada empresa.
Observações
- A Magazord não irá realizar análise de DACTEs/CTEs, de transportadoras que não são parceiras Magazord;
- Considerando que: A transportadora que não é parceira Magazord, teve um processo de importação de tabela de fretes pela equipe de Suporte Transportes, e seguiu um rigoroso check list de validação após a importação. Portanto, caso apresente alguma divergência de cálculo de frete, será verificado, conforme a tabela previamente enviada pelo cliente Magazord;
- Caso o cliente Magazord queira fazer alguma alteração na cotação, é necessário que envie nova tabela de fretes, seguindo o formato padrão de arquivo (Anexo).
- Em caso de diferença de cobrança, onde a transportadora parceira realiza o cálculo de frete, por meio de integração Web Service (A tabela de fretes não está hospedada no sistema Magazord), é de responsabilidade da transportadora fazer a correção da tabela em seu sistema.
Caso permaneça alguma dúvida, nosso time de Transportes, está a postos e preparado para atendê-lo através de nossos canais oficiais de comunicação.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo